CHAT :RADIOFMESPERANCANOSSA

Administradores ModeradoresMembrosVisitantesOfflineBanido


Get your own Chat Box! Go Large!
Radiofmesperaçanossa

Siga Este Blog !!

Ola ! A Paz Do Senhor , Gostaria De Agradecer A Voce Que Ja E Seguidor Do Nosso Blog , E Gostaria De Pedir A Voce Que Ainda Nao E Pra Fazer Parte Deste Grupo !! VAMOS LA , RUMO AOS 200 SEGUIDORES !!

Facebook

Pesquisar este blog

ESBOÇOS DE PREGADORES: BUSCANDO A CAPA DE ELIAS


O MINISTÉRIO DE ELIAS –

OBJETIVO:
Encorajar o crente a não desistir de buscar o dom de Deus.

TEMA: BUSCANDO A CAPA DE ELIAS

Texto: 2 Re 2.1-15.

INTRODUÇÃO:

Alcançar um dom de Deus é uma dádiva. Requer dedicação, persistência, determinação, esforço e clareza de propósitos. Eliseu era um moço que convivia com Elias, via a forma como o Senhor o usava, o admirava. Deus usava Elias de maneira sobrenatural e Eliseu sonhava em algum dia ser usado como Elias era usado. Todavia, para alcançar um dom é preciso pagar o preço deste dom. Tanto mais valioso seja o dom, maior é o preço que devemos pagar.
Quem tem o sonho de alcançar um dom de Deus? Eliseu tinha, e estava disposto a pagar o preço necessário para consegui-lo, e você, quanto está disposto a pagar por um dos preciosos dons de Deus?

1. A UNÇÃO DE ELIAS E O DESEJO DE ELISEU:
Elias, sem sombra de dúvidas foi um dos profetas mais usados por Deus no Antigo Testamento. Eliseu era o moço de Elias, por muitas vezes viu a forma que Deus se manifestava através de suas orações. Eliseu foi testemunha ocular dos milagres que Deus operou por intermédio deste grande profeta. Eliseu se apaixonou pelo Deus de Elias, pelo ministério profético, e desejou profundamente ser o sucessor de Elias neste ministério.
O Senhor já havia mandado Elias ungir Eliseu profeta em seu lugar:
1RS 19:15 - E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
1RS 19:16 - Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

Elias ao encontrar Eliseu no campo já havia lançado sua capa sobre ele como sinal que ele seria seu sucessor:
1RS 19:19 - Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.

Eliseu estava consciente de que seria o sucessor de Elias, mas, mesmo
Sendo possuidor da promessa não arredou o pé do seu posto.

2. O PREÇO DO DESEJO DE ELISEU:
Eliseu não poderia em hipótese alguma deixar Elias sozinho. Ele sabia que o Senhor haveria de elevar Elias naquele dia.
2RS 2:1 - SUCEDEU que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.
Elias tentou convencer Eliseu a lhe deixar, mas, ele não o deixou...
a) A CAMINHADA ATÉ BETEL -
2RS 2:2 - E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.
O nome “BETEL”, na língua hebraica significa “casa de Deus” (Gn 12.8).
As palavras de Elias foram que o Senhor o estava enviando a Betel, ou, a casa de Deus, Eliseu instou com ele dizendo: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Isso nos mostra que o crente que deseja alcançar um dom de Deus deve sempre continuar caminhando para a casa do Senhor. Muitos querem receber dons espirituais do Senhor, mas, esquecem-se do caminho da sua casa. Ficam literalmente perambulando por aí, dando voltinhas no mundo, e não vão para os pés do Senhor, na igreja. Crente que busca dom de Deus tem o seu lugar definido e reservado na casa de Deus.
2RS 2:3 - Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
Os filhos dos profetas deram-lhe o aviso que Elias iria ser tomado de Eliseu. Quem vive na casa de Deus, recebe sempre o aviso, não fica desinformado.

b) A CAMINHADA ATÉ JERICÓ-
2RS 2:4 - E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.
O nome Jericó, na língua hebraica significa “Lugar de fragrância, ou de suave odor”, essa nova caminhada revela mais um lugar onde o crente deve estar . Lugar de fragrância, de suave odor, é o mesmo que estar na presença de Deus. Não basta estar na igreja, na casa de Deus, você deve ir mais longe, voar em espírito até a presença de Deus:
Na presença de Deus podemos sentir a felicidade-
SL 16:11 - Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Quem prova da real presença de Deus não quer sair de lá-
SL 51:11 - Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
A presença de Deus é lugar de regozijo para os justos-
SL 68:3 - Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.

2RS 2:5 - Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu SENHOR por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
Mais uma vez os filhos dos profetas deram-lhe o aviso que Elias iria ser tomado de Eliseu. Quem anda na presença de Deus sempre é informado da bênção.

C) A CAMINHADA ATÉ O JORDÃO-
2RS 2:6 - E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.
O Jordão é um rio importante na Bíblia. É o rio que dá acesso à terra que mana leite e mel. É o rio onde os que esperavam o reino de Deus eram batizados confessando os seus pecados:
MT 3:5 - Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
MT 3:6 - E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Era também um rio de águas barrentas. O barro é o elemento do qual o homem foi formado:
GN 2:7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
O barro representa a parte material do homem, sua velha natureza, ou a sua carne, onde nela não habita bem nenhum:
RM 7:18 - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Ao chegar no Jordão, Elias quis molhar os seus pés, ele tomou a sua capa e com ela feriu às águas do rio, as águas por sua vez, se dividiram para que eles passassem sem tocar os seus pés nas águas barrentas do Jordão. As águas barrentas são símbolos de pecado. O crente que quer alcançar dons de Deus deve tomar cuidado com as águas barrentas do pecado. Tem que ser capaz de viver neste mundo de pecados, sem se contaminar com o pecado do mundo.
2RS 2:7 - E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão.
2RS 2:8 - Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.


3.O DIREITO DE FAZER UM PEDIDO:
Somente depois que passaram o Jordão com os pés enxutos é que Elias falou pra Eliseu lhe fazer um pedido. Depois que o crente dar provas na vida que não tem mais envolvimento com o pecado, depois que dar mostras pra Deus que não tem mais laços com o mundo, é que ele pode orar pelos dons sobrenaturais de Deus. Deus não ouve pedidos de um pecador que não seja remido pelo sangue de Jesus:
JO 9:31 - Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
Eliseu já tinha dado provas que realmente queria o dom profético de Deus. Ele abandonou as juntas de bois para seguir Elias(1 Re 19.19-21), não abandonou a função de servo de Elias (2 Re 2.2,4,6). Agora ele tinha o direito de fazer um pedido antes que Elias fosse levado:
2RS 2:9 - Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti.
Eliseu não titubeou, ele já estava definido quanto ao que queria, estava consciente que queria mesmo ser o sucessor de Elias. Então, respondeu:
E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
Segundo às leis antigas de Israel o filho mais velho recebia uma partilha dupla da herança da família e também tinha o direito de suceder a seu pai ( DT 21.17). O desejo de Eliseu de receber “porção dobrada” do espírito de Elias foi por conseguinte, um pedido ousado de levar adiante o ministério de Elias.
2RS 2:10 - E disse: Coisa difícil pediste;
A expressão “Dura coisa pediste”, significa que aquilo que Eliseu estava pedindo não dependia de Elias, dependia diretamente de Deus.

se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.
Havia uma condição para que o pedido de Eliseu se cumprisse:
a) Se me vires – Ele não poderia perder a visão.
b) Quando for tomado – Ele não poderia perder o momento
Isto era bem difícil depois de um longo dia de caminhada indo para Betel, depois para Jericó, depois para o Jordão. Eliseu devia estar exausto. Mas, não desistiu.

4. PEGANDO A CAPA DE ELIAS:
2RS 2:11 - E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
Eliseu conseguiu. Ele viu quando Elias foi levado por carros e cavalos de fogo com seus cavaleiros. Ele não perdeu a visão e nem o momento.
2RS 2:12 - O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
Chegou o momento de receber o dom profético. O que lhe restara de Elias era apenas sua capa, com certeza aquela capa que lhe caíra simbolizava alguma coisa. A capa significava o dom profético, a autoridade de profeta, a sucessão profética de Elias por Eliseu que agora estava com ela em suas mãos. Ele era apenas o moço, o ajudante do profeta, mas, enfim, chegou a hora de agir pela primeira vez como profeta do Senhor.
2RS 2:13 - Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.
2RS 2:14 - E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.
Quando as águas se abriram, Eliseu teve a certeza de que alcançara o dom de Deus. E não somente ele, mas, também os filhos dos profetas que o observavam de longe, reconheceram que o dom de Elias estava agora sobre Eliseu.
2RS 2:15 - Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.

CONCLUSÃO:

OS DONS DE DEUS SÃO PRECIOSÍSSIMOS, E ESTÃO AO ALCANSE DE QUALQUER UM DOS FILHOS DE DEUS, DESDE QUE SEJAM BUSCADOS COM DETERMINAÇÃO E PUREZA DE PROPÓSITOS. ELIZEU QUIS SER COMO UM ELIAS DE DEUS. E VOCÊ, QUER SER COMO UM ELIAS DE DEUS? ENTÃO, BUSQUE...
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails